No início dos anos 70,o psicólogo britânico Tony Buzzan analizou inúmeros resultadosde pesquisas sobre as bases biológicas da aprendizagem,da memória e da criatividade.Ele desenvolveu a tese de que na nossa cultura,que dá muito valor à escrita e à leitura,apenas uma parte do cérebro é aproveitada apropriadamente- a responsável pela lógica,pelo pensamento linear e pela fala.Várias outras regiões cerebrais,especializadas em imagens pensamento espacial e criatividade,por exemplo ,seriam muito pouco estimuladas.
Buzan considerou tal fato um desperdício grave de recursos valiosos e desenvolveu um conceito mais adequado aos talentos de nosso cérebro até então subestimulados. Assim nasceu a idéia do mapa da mente. Composto por inúmeros traços e palavras chaves conectadas entre si,formando um mapa mental lógico.Cores e elementos visuais aumentam a clareza da figura , de forma que podemos assimilar conteúdos complexos num passar de olhos.
Fica cunhado na memória na forma de imagem- tanto durante sua elaboração quanto em observação posterior. Por isso desenvolver o próprio mapa é um bom caminho para exercitar a memória, pois mesmo depois de longo tempo, é possivel se lembrar da imagem, quase sempre ainda em detalhes .
( Revista, Mente e cérebro , o desafio de aprender .)
Trabalho para o Laboratório de Criação : Criar um mapa mental falando sobre si próprio .
Escolher uma parte do mapa e representar com imagens .
Usei o Mapa Mental para estudar História da Arte,funcionou!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir